08/02/2007

Cartão do Cidadão

Finalmente!
Já há alguns anos que esperava por este cartão. O nosso BI é demasiado grande, e para mim que sou jovem causava demasiados transtornos, ou não cabia na carteira ou facilmente o estragava.


Estou só a falar do BI mas com este cartão do cidadão vários cartões serão incorporados num só: bilhete de identidade, cartão do contribuinte, cartão de beneficiário da Segurança Social, cartão de eleitor e cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde.

O cartão do ponto de vista visual vai ser do tipo cartão de crédito, e na frente exibira o nome, apelidos, filiação, nacionalidade, data de nascimento, sexo, altura, fotografia e assinatura. No verso exibira os quatro números de identificação actualmente existentes, uma zona de leitura óptica e o chip.

Numa primeira fase vai ser implementado nos Açores e após esta fase, em 2008 espera-se que o território nacional esteja todo abrangido.

Ficam aqui 2 vídeos de apresentação.

Vídeo 1
Vídeo 2

4 comments:

Anonymous said...

Ou seja... perdes um... perdes todos! Muito bom para mim sem duvida... Patricia sem documentos =D

Anonymous said...

Acaba por ser o mesmo se perderes ou te roubarem a carteira, so que agora so tens de ir a 1 sitio pa te renovarem o "cartao do cidadao". Siga com isso!

Diogo C. Pinheiro said...

So que agora não perdes o dia a ir a meia duzia de sitios. E o tamanho para mim conta, ganho mais espaço na carteira.

Anonymous said...

(eu não disse que era mau... muito pelo contrário... era só uma gracinha - ninguém me compreende)